Notícia | Novidades
A importância da alimentação durante a fase escolar.
Por Francine Prass Hatem. Visualizada 18978 vezes.

A infância é um período no qual os hábitos alimentares são desenvolvidos. É uma fase onde as necessidades nutricionais estão aumentadas e devem ser supridas de forma adequada para garantir o crescimento e desenvolvimento adequados.

As crianças passam grande parte do dia nas escolas, onde realizam diversas refeições. Sendo assim, de acordo com as diretrizes da Alimentação Saudável nas Escolas, deve haver ações de educação alimentar e nutricional e a adoção de práticas criativas de incentivo ao consumo de alimentos mais saudáveis, orientando e incentivando sua comunidade aos aspectos relacionados à promoção da saúde e prevenção de doenças.

Para que a alimentação em idade escolar seja adequada, diversos trabalhos são realizados nessa área, assim como pesquisa recente onde a adequação alimentar foi analisada quanto á energia, macronutrientes e micronutrientes, através da aceitação alimentar do almoço oferecido em creche pública e privada. De acordo com os resultados, a creche privada não atendeu a necessidade energética, Em relação aos demais nutrientes avaliados, os valores de proteína excederam a recomendação preconizada e apresentaram-se inadequados para o cálcio.

De acordo com os resultados obtidos, percebe-se a necessidade de avaliar o consumo alimentar incluindo as demais refeições realizadas ao longo do dia, para que seja detectado o consumo diário e a partir daí sejam oferecidas refeições nutricionalmente balanceadas e realizadas intervenções nutricionais eficazes.

Sendo assim, o ambiente escolar parece ser um espaço que reúne condições únicas para a aquisição de práticas alimentares saudáveis, onde deve ser oferecido refeições adequadas em quantidade e qualidade, colaborando para a formação de hábitos alimentares saudáveis e qualidade de vida.

Fontes:

Abranches, Monise Viana; Paula, Hudsara Aparecida de Almeida; Mata, Gardênia Márcia Silva Campos; Salvador, Bianka Caliman; Marinho, Marcely Soares; Priore, Silvia Eloiza. Assessment of diet adequacy at public and private daycare centers within the national program of school feeding. Nutrire Rev. Soc. Bras. Aliment. Nutr; 34(2): 43-57, ago. 2009.

Domene, Semíramis Martins Álvares. The school as environment to promote the health and nutritional education. Psicol. USP; 19(4): 505-517, dez. 2008.

- Site Nutrição em Pauta.

» Novo Site sobre Cirurgia do Quadril
» Governo altera regras para consulta básica em planos de saúde no Br...
» SISVAN registra estado nutricional de 3.7 milhões beneficiários PBF
» Como viver até os 100 anos?
» Ficha técnica de benefícios do Morango


Comentários
Atenção: Este espaço deve ser usado apenas para comentários, para perguntas utilize o formulário do link Fale Conosco.

Nome
E-mail (não será divulgado)

Comentário

* Todos os campos são obrigatórios

Nenhum comentário foi enviado ainda, seja o primeiro...


Eventos | Fale Conosco | Links | Login | Newsletter | Notícias | Política de Privacidade | Top 10
Todos os direitos reservados. A cópia de parte dos textos é permitida, desde que cite a origem.
Desenvolvido por FP2 Tecnologia