Notícia | Novidades
O poder do Morango
Por Francine Prass Hatem. Visualizada 8589 vezes.

Basta sentir o aroma adocicado e a boca se enche de água. À primeira mordida, uma mescla de sabores levemente ácidos desperta ainda mais o paladar. É raro alguém não gostar de morango.
Mais do que deliciosa, a fruta tem uma porção de compostos benéficos. Um trabalho do Instituto de Pesquisa em Alimentos da Noruega bota o morango como um dos alimentos mais ricos em substâncias antioxidantes, importantíssimas na queda-de-braço contra os radicais livres, que formam uma tropa de moléculas capazes de danificar as células estragos que, com o tempo, podem até detonar um câncer.

Entre os componentes mais badalados está o ácido elágico. Guarde esse nome complicado ele é superpoderoso. Trata-se de uma substância que tinge e protege os vegetais. No nosso organismo o tal ácido evita danos celulares, diminuindo a ameaça principalmente de tumores no aparelho digestivo. Esse é um dos motivos para o fruto ser cada vez mais associado à longevidade.

O morango contribui com fósforo, magnésio e potássio. O trio de nutrientes é fundamental para o sistema nervoso e ainda ajuda a manter por muito tempo a saúde muscular. Vale mencionar também a boa concentração de vitamina C. Em alta no nosso corpo, ela é capaz de blindar o sistema imunológico e afastar encrencas como resfriados.

Para completar, a riqueza em fibras. O morango fornece boas doses do tipo solúvel, que ajuda a manter a glicose estáveis, sem grandes pico. Assim,o organismo não requer tanto do pâncreas, o que mantém longe o perigo do diabete.

Ledo engano pensar que o fruto vai bem apenas em pratos doces. O morango é perfeito em saladas de folhas. Também pode entrar na receita de risotos e em molhos para massas, misturado a ervas, cabola, alho e afins.
Para aqueles que só comem morango com chantilly, o recado é o seguinte: quem quer sentir o gosto da fruta deve dispensar o creme. O excesso de gordura forma uma película na boca, o que dificulta a distinção de outras nuances de sabor. Sem contar que o chantilly é lotado de gordura saturada.

» Ementa: Altera a Lei nº 8.234, de 17 de setembro de 1991, para disp...
» SEGURANÇA ALIMENTAR - Programa 5S
» Novas regras para produção e comercialização de aditivos alimentare...
» A Soja é Capaz de Prevenir Doenças?
» Tratar depressão é importante para o controle do diabetes, indica e...


Comentários
Atenção: Este espaço deve ser usado apenas para comentários, para perguntas utilize o formulário do link Fale Conosco.

Nome
E-mail (não será divulgado)

Comentário

* Todos os campos são obrigatórios

Nenhum comentário foi enviado ainda, seja o primeiro...


Eventos | Fale Conosco | Links | Login | Newsletter | Notícias | Política de Privacidade | Top 10
Todos os direitos reservados. A cópia de parte dos textos é permitida, desde que cite a origem.
Desenvolvido por FP2 Tecnologia