Patologia | Diabetes Mellitus
Entenda o Diabetes
Por Simone Biacchi Prass. Visualizada 12393 vezes.

O diabetes é uma disfunção em que o sangue apresenta glicose em excesso. Isso acontece por causa da falta ou insuficiência de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que controla os níveis de glicose no sangue. A insulina permite que a glicose penetre nas células do organismo, onde é utilizada como combustível produtor de energia.

Insulina e glicose:

Quando a glicose não consegue penetrar nas células de uma maneira adequada, uma grande parte permanece no sangue e o corpo não obtém o combustível necessário para se manter saudável.

O fígado produz e transporta a glicose para a corrente sanguínea, mas a glicose no sangue surge principalmente com conseqüência da digestão de carboidrato, que aparecem na forma de alimentos com amido, como batatas, pães e massas, ou alimentos e bebidas açucarados.

Portanto, se após a refeição o corpo não produzir insulina suficiente, os níveis de glicose sobem e permanecem altos no sangue. Níveis altos de glicose no sangue causam vários sintomas.

As causas do diabetes:

Não existe uma causa única para o diabetes, mas parece haver uma combinação de dois fatores: o genético (há maior incidência dentro da mesma família) e os ambientais. Além disso, os cientistas ainda não conseguem afirmar com total certeza o que faz o pâncreas parar de produzir insulina suficiente.

Pode ser que um vírus ou o próprio sistema imunológico do organismo destrua as células produtoras de insulina no pâncreas. O Diabetes Mellitus tipo II também está relacionado à obesidade, especialmente quando há excesso de gordura em volta do estômago. A obesidade cresce no mundo todo, assim como o DM tipo II.



Retirado do livro: Culinária Saudável - Diabetes (Publifolha).

» Hipertensão e Diabetes
» Terapia Nutricional para Diabetes Gestacional
» A dieta
» Diabetes Mellitus Tipo I
» O que é o Diabetes Mellitus?


Comentários
Atenção: Este espaço deve ser usado apenas para comentários, para perguntas utilize o formulário do link Fale Conosco.

Nome
E-mail (não será divulgado)

Comentário

* Todos os campos são obrigatórios

Nenhum comentário foi enviado ainda, seja o primeiro...


Eventos | Fale Conosco | Links | Login | Newsletter | Notícias | Política de Privacidade | Top 10
Todos os direitos reservados. A cópia de parte dos textos é permitida, desde que cite a origem.
Desenvolvido por FP2 Tecnologia