Dica | Alimentação
A importância de cada nutriente – Gordura (lipídio)
Por Simone Biacchi Prass. Visualizada 80657 vezes.

Os lipídios são fornecedores de calorias (energia) e de ácidos graxos, substâncias muito importante em nosso organismo, quando consumidas na quantidade certa e sem exageros. Eles auxiliam na absorção das vitaminas A, D, E, e K.

Porém há os ácidos graxos benéficos, que são os monoinsaturados (ômega 9) e os poliinsaturados (ômega 3 e 6); e os ácidos graxos prejudiciais (gordura trans e ácidos graxos saturados).

Os ácidos graxos monoinsaturados são as gorduras boas e protetoras, pois ajudam a reduzir o colesterol total e o LDL do sangue, não deixando-os depositar nos vasos sanguíneos e consequentemente diminuindo a aterosclerose e melhorando a circulação. Por isso são conhecidas como “amigas do coração”. Podem ser encontradas no azeite de oliva, óleos vegetais, azeitona, castanhas, nozes, abacate, pistache e amêndoa.

Os ácidos graxos poliinsaturados também são “amigos do coração”, pois proporcionam uma boa função sanguínea e auxiliam a combater inflamações. Eles são muito importantes para o bom crescimento das crianças e podem ser encontrados nos óleos vegetais e em pequenas quantidades na gordura da carne e do leite.

Os ácidos graxos saturados (gorduras ruins) são aquelas gorduras que, em temperatura ambiente, ficam sólidas e provêm de fontes de gorduras animais, exceto o óleo de coco e de dendê, que é liquido em temperatura ambiente e tem origem vegetal. O consumo em excesso aumenta o colesterol total e o LDL (colesterol ruim) e diminuem o HDL (colesterol benéfico). Por isso devem evitados e ingeridos em pouquíssimas quantidades. As fontes são: banha, bacon, óleo de coco e de dendê, carnes gordas, óleos vegetais utilizados várias vezes, manteiga e alguns queijos.

Os ácidos graxos trans (gorduras ruins), também chamados de gorduras hidrogenadas aumentam o LDL (colesterol ruim) e diminuem o HDL (colesterol bom). São encontrados em vários produtos industrializados como margarinas, biscoitos, chocolates, sorvetes, pães, molhos, cremes e sobremesas prontas e maioneses, pois são substitutos industriais da gordura animal, mas seus malefícios podem ser até piores que os acarretados pelas gorduras saturadas.

» Ana Paula, a pequena telefonista, dá dicas de alimentação
» 8 motivos para você beber mais água
» Dicas que aulixiam na redução de peso
» Três exercícios para diminuir a velocidade da refeição
» Soja e seus beneficíos


Comentários
Atenção: Este espaço deve ser usado apenas para comentários, para perguntas utilize o formulário do link Fale Conosco.

Nome
E-mail (não será divulgado)

Comentário

* Todos os campos são obrigatórios

Nenhum comentário foi enviado ainda, seja o primeiro...


Eventos | Fale Conosco | Links | Login | Newsletter | Notícias | Política de Privacidade | Top 10
Todos os direitos reservados. A cópia de parte dos textos é permitida, desde que cite a origem.
Desenvolvido por FP2 Tecnologia